1 2 3 4

O Plano de Saúde Gratuito

Postado por Unknown 30 de abril de 2011 +A +/- -A -A

Assistência médica não tem preço – mas não seria ótimo se nós não precisássemos mais de médicos? Os cientistas têm soado advertências sobre o colesterol, tabagismo, estresse, obesidade e álcool, então, por que pressionar sua sorte? Hospitais e instituições psiquiátricas estão cheias de pessoas que ignoraram os avisos - você quer realmente se juntar a eles? Deus realmente se importa como você trata seu corpo, e Ele deu-lhe um plano de saúde gratuito e um manual para consulta … a Bíblia! Para saber sobre como você pode ter uma saúde abundante e uma vida mais longa, examine este Guia de Estudo – mas não se esqueça de ler tudo antes de tirar conclusões precipitadas!

1. São os princípios de saúde realmente uma parte da verdadeira religião da Bíblia?

“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” (3 João 2).
R: Sim. Na verdade a Bíblia coloca a saúde perto do topo da lista em importância. A mente do homem, a natureza espiritual, e o corpo são todos interligados e interdependentes. O que afeta um afeta o outro. Se nossos corpos são mal utilizados, nossas mentes e natureza espiritual não podem se tornar no que Deus ordenou que deveriam.

2. Por que Deus deu regras de saúde para seu povo?

“O Senhor nos ordenou que obedecêssemos a todos estes decretos … para que sempre fôssemos bem sucedidos e preservados em vida, como hoje se pode ver.” (Deut 6:24).
R: Deus deu normas de saúde, porque Ele sabe o que é melhor para o corpo humano. Os fabricantes de automóveis colocam um “manual de operações” no porta-luvas de cada automóvel novo, porque eles sabem que é melhor para o seu produto. Deus, que fez nossos corpos, também tem um “manual de operações”. Ele é chamado Bíblia Sagrada. Ignorar este manual divino acarreta em enfermidade, raciocínio imperfeito, vida desperdiçada, assim como abusar de um carro (contra o conselho do fabricante) resulta em sérios problemas com o veículo. Seguir as regras de Deus resulta em preservação da saúde e uma vida mais abundante (João 10:10). Essas grandes leis de saúde são como uma parede ou muro para impedir a entrada das doenças de Satanás. Deus nos diz quais são essas regras, para que possamos evitar as armadilhas do diabo.

3. As regras de saúde de Deus tem algo a ver com comer e beber?

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31).
R: Sim, um cristão vai comer e beber de forma diferente – tudo para a glória de Deus – usando apenas “o que é bom.” Se Deus diz que uma coisa não serve para comer, Ele deve ter uma boa razão. Ele não é um ditador severo, mas um Pai amoroso. Todos os conselhos dEle são sempre para o nosso bem. A Bíblia promete: “o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.” (Salmo 84:11). Portanto, se Deus retém uma coisa de nós, é porque não essa coisa não é boa.
Nota: Nenhuma pessoa entrará no reino dos Céus pelo que come. Somente a aceitação de Jesus Cristo como Senhor e Salvador pode fazer isso. Ignorar as leis de saúde no entanto, pode fazer com que uma pessoa se perca, porque arruinará sua capacidade de julgamento e a fará pecar.

4. Quando Deus criou o ser humano o que lhe deu para comer?

“E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.” (Gênesis 1:29). “De toda a árvore do jardim comerás livremente” (Gênesis 2:16).
R: A dieta que Deus deu às pessoas no início era composta de frutas, grãos e nozes. Os vegetais foram adicionados um pouco mais tarde (Gênesis 3:18).

5. Quais os itens que são especificamente mencionados por Deus como sendo imundos e proibidos?

R: Em Levítico 11 e Deuteronômio 14, Deus muito claramente aponta os seguintes grupos como impuros. Leia os capítulos na íntegra.
A. Todos os animais que não têm o casco fendido e ruminam (Deuteronômio 14:6). O porco é um exemplo de animal imundo.
B. Todos os peixes e criaturas da água que não têm barbatanas e escamas. ex: Marisco e peixe-gato são impuros. Quase todos os peixes são limpos (Deuteronômio 14:9).
C. Todas as aves de rapina, comedoras de carniça, e comedoras de peixe (Levítico 11:13-20).
D. A maioria dos répteis e invertebrados também são impuros (Levítico 11:21-47).
Nota: Estes capítulos deixam claro que a maioria dos animais, pássaros, e criaturas da água que as pessoas geralmente comem são limpos. Há, no entanto, algumas notáveis ​​exceções. De acordo com as regras de Deus, os seguintes animais são impuros e não devem ser consumidos: porcos, esquilos, coelhos, peixes-gato, enguias, lagostas, mariscos, caranguejos, camarões, ostras, rãs, e muitos outros.

6. Mas eu gosto de carne de porco. Será que Deus me destruirá se eu comer isso?

“Porque, eis que o Senhor virá com fogo … Porque com fogo e com a sua espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e os mortos do Senhor serão multiplicados. Os que se santificam, e se purificam, nos jardins uns após outros; os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o Senhor” (Isaías 66:15-17).
R: Isso pode ser chocante, mas é verdadeiro e deve ser dito. A Bíblia afirma positivamente que todo aquele que come “carne de porco”, “rato”, e outros animais imundos que são uma “abominação” serão destruídos pelo fogo por ocasião da vinda do Senhor. Quando Deus ordena que não devemos comer algo, devemos por todos os meios obedecê-Lo. Afinal de contas, pelo simples fato de comer um pedaço do fruto proibido, Adão e Eva, um casal sem pecado, trouxeram o pecado e a morte para este mundo. Pode alguém dizer que isso não importa, quando Deus mostra claramente que importa? Deus diz que os homens vão ser destruídos porque “escolheram aquilo em que Eu não tinha prazer” (Isaías 66:4).

7. Mas essa lei sobre os animais limpos e imundos não se originou no Sinai, sendo dada somente para os judeus e terminando na cruz?

“disse o Senhor a Noé: … De todos os animais limpos levarás contigo sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea” (Gênesis 7:1-2).
R: Não mesmo! A Bíblia fornece ampla evidência de que haviam animais puros e impuros desde os primórdios da Criação. Noé viveu muito antes da existência de qualquer judeu, e conhecia quais eram os animais limpos e quais eram os imundos, porque ele fez entrar na arca sete pares de todo animal limpo e apenas dois pares de todo animal imundo Apocalipse 18:2 se refere a algumas aves imundas precisamente antes da segunda vinda de Cristo. A morte de Cristo não alterou essas leis de saúde pois a Bíblia diz que todos que as violam serão destruídos quando da volta de Jesus (Isaías 66:15-17). O estômago e o sistema digestivo do judeu em nada difere dos de um gentio. Essas leis de saúde são para todas as pessoas de todos os tempos.

8. A bíblia proíbe o uso de bebias alcóolicas?

“O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.” (Provérbios 20:1). “Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.” (Provérbios 23:31-32). “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?…nem os bêbados…” (1 Coríntios 6:9-10).
R: Sim, a Bíblia proíbe claramente o uso de bebidas alcoólicas.

9. Será que a Bíblia condena o uso do tabaco?

R: Sim, a Bíblia dá seis razões pelas quais o uso do tabaco desagrada a Deus:
A. O uso de tabaco prejudica a saúde e contamina o corpo. “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” (1 Coríntios 3:16, 17).
B. A nicotina é uma substância viciante, que escraviza as pessoas. Romanos 6:16 diz que nós nos tornamos servos de quem (ou do que) nós nos rendemos. Usuários de tabaco são servos da nicotina. Jesus diz: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” (Mateus 4:10).
C. O hábito do tabaco é imundo. “saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei” (2 Coríntios 6:17). É um absurdo imaginar que Cristo pudesse aprovar o uso de tal substância.
D. O uso de tabaco desperdiça dinheiro. “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão?” Isaías 55:2. Somos mordomos de Deus para administrarmos o dinheiro que Ele nos deu, “Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.” (1 Coríntios 4:2).
E. O uso do tabaco nunca chama ninguém para mais perto de Cristo. “… vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma”. (1 Pedro 2:11). O uso do tabaco é um desejo carnal.
F. O uso de tabaco encurta o tempo de vida. Descobertas científicas recentes confirmam o fato de que o uso de tabaco, muitas vezes encurta a vida em até um terço. Isso quebra o mandamento de Deus contra o assassinato (Êxodo 20:13). Ainda que seja um assassinato lento, ainda é crime. Uma das melhores maneiras de adiar o seu funeral é parar de usar o tabaco.

10. Quais são algumas das simples, porém muito importantes, leis de saúde encontradas na Bíblia?

R: Aqui estão 11 regras Bíblicas para a saúde:
A. Comer suas refeições em intervalos regulares, e não usar gordura animal ou sangue. “comem no devido tempo, para recuperar as forças” (Eclesiastes 10:17). “Este é um decreto perpétuo … Não comam gordura alguma, nem sangue algum”. (Levítico 3:17).
Nota: Os estudos científicos recentes confirmaram o fato de que a maioria dos ataques cardíacos resultam de um alto nível de colesterol no sangue – e que a utilização de “gorduras” é o maior responsável por esse alto nível. Parece que o Senhor sabia bem do porque dessa proibição, não é mesmo?
B. Não comer em excesso. “Coloque uma faca à tua garganta, se és homem de grande apetite.” (Provérbios 23:2). Em Lucas 21:34, Cristo especificamente adverte contra a “glutonaria” nos últimos dias. Comer em excesso é responsável por muitas doenças degenerativas.
C. Não invejar ou guardar rancor. Estes males perturbam os processos do corpo. A Bíblia diz que a inveja “apodrece os ossos”. (Provérbios 14:30). Cristo mesmo nos ordena a esclarecer rancores que outros possam ter contra nós (Mateus 5:23, 24).
D. Manter uma disposição alegre e feliz. “O coração bem disposto é remédio eficiente” (Provérbios 17:22). “Porque ele é tal quais são os seus pensamentos” (Provérbios 23:7). Muitas doenças de que sofrem as pessoas são resultado de depressão mental. Uma alegre e feliz disposição dá saúde e prolonga a vida.
E. Coloque plena confiança no Senhor. “O temor do Senhor conduz à vida: Quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas.” (Provérbios 19:23). Confiar no Senhor fortalece a saúde e prolonga a vida. “Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. … pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.” (Provérbios 4:20-22). Assim, a saúde vem da obediência aos mandamentos de Deus e de colocar toda nossa confiança nEle.
F. Equilíbre trabalho e exercício com o sono e descanso. “Seis dias trabalharás, e farás toda tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. nele não farás nenhum trabalho” (Êxodo 20:9, 10). “Doce é o sono do trabalhador” (Eclesiastes 5:12). “No suor do teu rosto comerás o teu pão”. (Gênesis 3:19). “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde”. Salmos 127:2. “que mais tem o homem de todo o seu trabalho, e da aflição do seu coração, em que ele anda trabalhando debaixo do sol? …até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade.” (Eclesiastes 2:22, 23).
G. Mantenha seu corpo limpo. “Sede limpos”. Isaías 52:11.
H. Seja moderado em todas as coisas. “Todo homem que luta pelo domínio é temperado em todas as coisas.” (1 Coríntios 9:25). “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens.” (Filipenses 4:5). Um cristão evitará completamente todas as coisas que são prejudiciais e será moderado no uso de coisas que são boas. Hábitos que prejudicam a saúde quebram o comando “Não matarás”. Eles matam lentamente. Eles são como um suicídio a prestações.
I. Evitar todos os estimulantes prejudiciais. Aqui está uma surpresa para alguns. A ciência médica confirmou o fato de que a Cafeína prejudica o corpo, que o chá, café e refrigerantes que contém cafeína e outros ingredientes prejudiciais são todos prejudiciais ao corpo humano. Nenhum desses alimentos contêm valor, exceto através do açúcar ou creme adicionado, e a maioria de nós já utiliza muito açúcar. Estimulantes fornecem um perigoso e artificial impulso ao corpo e são como a tentativa de transportar uma tonelada em um carrinho de mão. A popularidade dessas bebidas não é devida ao sabor ou publicidade, mas ao poder viciante da cafeína. Muitos americanos estão doentes por causa de seu vício por café, chá e bebidas cafeinadas. Mas a tragédia real é que os homens e as mulheres que procuram a paz e a força estão usando o chá, o café, etc. como substitutos baratos para oração e estudo da Bíblia. Isso delicia o diabo e destrói vidas humanas.
J. Faça das refeições um momento feliz. “comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho, é um presente de Deus.” (Eclesiastes 3:13). Cenas desagradáveis e discussões na hora das refeições dificultam a digestão. Evite-as.
K. Ajude aqueles que estão em necessidade. “soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo, partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, não recusar ajuda ao próximo… Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura” (Isaías 58:6-8). Isso é muito claro para que interpretemos mal: quando ajudamos os pobres e necessitados, podemos melhorar nossa própria saúde.

11. Que lembrete solene é dado para aqueles que ignoram as regras de Deus?

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 6:7).
R: A resposta é simples demais para não entendê-la. Aqueles que infringirem as regras de Deus a respeito do cuidado da máquina do corpo colherão corpos destruídos e vidas consumidas, assim como aquele que abusa de seu automóvel, terá sérios problemas com o seu veículo. Aqueles que continuam desrespeitando as leis de Deus a respeito da saúde acabarão por ser destruídos pelo Senhor (1 Coríntios 3:16, 17). As leis de de saúde de Deus não são arbitrárias. São leis naturais estabelecidas no Universo tão necessárias como a lei da gravidade. Ignorar estas leis sempre traz resultados desastrosos. A Bíblia diz: “A maldição sem causa não virá”. (Provérbios 26:2). O problema surge quando se ignoram as leis da saúde. Deus, em misericórdia, nos diz que essas leis são para que possamos evitar as tragédias que resultam de quebrá-las.

12. Que terrível e grande verdade referente a saúde, envolve nossos filhos e netos?

“Não o comerás, para que te vá bem a ti, a teus filhos depois de ti” (Deuteronômio 12:25). “porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam” (Êxodo 20:5).
R: Deus deixa bem claro que filhos e netos (até a quarta geração) pagam pela insensatez dos pais, que ignoram as regras de saúde de Deus. Os filhos e netos herdam corpos enfermos e debilitados, porque a mãe e o pai desafiaram as regras que Deus estabeleceu para suas vidas. É isso que você quer para seus queridos filhos e netos?

13. Que outro fato preocupante a palavra de Deus nos revela?

“Nela jamais entrará algo impuro” (Apocalipse 21:27). “Mas, quanto àqueles cujo coração andar conforme o coração das suas coisas detestáveis, e as suas abominações, farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor DEUS.” (Ezequiel 11:21).
R: Nada contaminando ou imundo será permitido no reino de Deus. Todos os hábitos imundos contaminam uma pessoa. O uso de alimentos impróprios contamina uma pessoa (Daniel 1:8). É decepcionante, mas é verdade. Escolher os seus “próprios caminhos” e aquilo que “desagrada” a Deus vai custar aos povos a sua salvação eterna “(Isaías 66:3, 4, 15-17).

14. O que deve tratar de fazer imediatamente todo cristão sincero?

“purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito…” (2 Coríntios 7:1). “Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.” (1 João 3:3). “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.” (João 14:15).
R: Os cristãos sinceros devem colocar sem demora as suas vidas em harmonia com as regras de Deus porque O amam. Eles sabem que Suas regras acrescentam muito a sua felicidade e os protegem de doenças malignas (Atos 10:38). Os conselhos e as regras de Deus são sempre para o nosso bem, assim como as regras e os bons conselhos dos pais são o melhor para seus filhos. E uma vez que conhecemos o que é melhor, Deus nos considera responsáveis por esse conhecimento​​. “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tiago 4:17).

15. Estou preocupado porque alguns de meus maus hábitos me têm escravizado. O que posso fazer?

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” (João 1:12). “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4:13).
R: Leve todos esses maus hábitos à Cristo e os coloque a seus pés. Ele alegremente lhe dará um coração novo e o poder que você precisa para quebrar qualquer mau hábito e se tornar um filho ou filha de Deus (Ezequiel 11:18, 19). Como é emocionante e animador saber que “para Deus tudo é possível.” (Marcos 10:27). E Jesus diz: “O que vêm a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” (João 6:37). Jesus está pronto para quebrar as algemas que nos prendem. Ele deseja nos libertar, e, o fará se nós permitirmos. Nossas preocupações, maus hábitos, tensões nervosas, e os medos vão embora quando cumprimos a Sua vontade. Ele diz: “Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” (João 15:11). O diabo nega isto e alega que a liberdade é encontrada na desobediência, mas isso é uma mentira (João 8:44).

16. Que emocionantes promessas são dadas sobre o novo reino de Deus?

“Nenhum morador de Sião dirá: Estou doente!” (Isaías 33:24). “…Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor…” (Apocalipse 21:4). “subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” (Isaías 40:31).
R: Os cidadãos do novo reino de Deus obedecerão Suas leis de saúde e não haverá nenhuma doença ou enfermidade. Eles serão abençoados com vigor e juventude eterna e irão viver com Deus em suprema alegria e felicidade por toda a eternidade.

17. Reconheço que viver uma vida saudável é parte da religião da Bíblia. Tenho planos de seguir as regras de Deus em relação a saúde?

Pages