1 2 3 4

Após uma série de reuniões com sindicalistas, autoridades e responsáveis pelas obras das usinas, os senadores que integram a comissão de Meio-Ambiente, Fiscalização e Controle concluíram que a falta de diálogo teria gerado os conflitos no canteiro de Jirau. “A nossa percepção é de que havia problemas trabalhistas e essa insatisfação culminou com os protestos violentos. Faltou diálogo entre a empresa e os operários e por questões simples, o clima ficou insustentável e gerou toda a revolta”, disse o presidente da Comissão, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).
O presidente da Assembleia Valter Araújo (PTB) destacou que o ponto em consenso entre todos é a necessidade da retomada das obras. “O consórcio, a União, os sindicatos e os operários querem a retomada plena da obra de Jirau, mas dentro das condições legais”, completou.
Proponente da vinda da Comissão à Rondônia, o senador Ivo Cassol (PP-RO) manifestou a sua preocupação com a questão sindical, que segundo ele tem acirrado os ânimos. “São sindicatos brigando para comandar os operários, de olho na contribuição sindical. Outro grave problema é a questão do tratamento desumano dado aos trabalhadores, especialmente em Jirau”, declarou.
Cassol defendeu que haja aceleração na liberação das compensações ambientais e sociais, e que haja uma inversão nesses valores. “Hoje, são mais recursos para compensação ambiental do que social. Defendo que haja mais recursos sociais para cuidar dos hospitais, do trânsito, da educação, etc”, acrescentou.
Integram ainda a Comissão, Blairo Maggi (PR-MT), Jorge Viana (PT-AC), Acir Gurgacz (PDT-RO) e Valdir Raupp (PMDB-RO).
Maggi alertou para a necessidade de ser revisto o ICMS, hoje cobrado nas áreas consumidoras. “É preciso ser destinado ICMS também nas regiões produtoras de energia”, completou.
Os dados colhidos pelos senadores vão ser utilizados como base para relatórios, indicando necessidades para o bom andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em todo o país.
Os senadores fizeram um rápido balanço da visita aos canteiros de Jirau e Santo Antonio e às reuniões a que participaram, antes de embarcarem, no final da tarde, para Brasília (DF).

Fonte:DECOM

Pages