1 2 3 4

Polícia Civil orienta população sobre o “Golpe do Bilhete Premiado”

Postado por Willian Monteiro 19 de setembro de 2014 +A +/- -A -A

A Polícia Civil, através da Delegacia de Patrimônio, orienta a população sobre um dos golpes mais antigos do Brasil, o denominado “conto do bilhete premiado”. Mesmo sendo antigo, os dados indicam que o referido golpe ainda vem sendo praticado com constância e vitimando pessoas em todo o Brasil.

Calcula-se que, além dos casos registrados, muitos deixam de ser levados ao conhecimento da polícia porque o fato é de certa forma vexatório para os incautos que se deixam vitimar pela ação dos estelionatários.

A delegada Ingrid da Silva Brito esclarece que, caso o cidadão seja abordado por alguém desconhecido dizendo ter sido premiado em loteria, rifa ou jogos, apresentando um suposto cartão/bilhete premiado, fique atento porque esse é o início da ação dos estelionatários.

Na verdade trata-se de uma armadilha visando induzir a pessoa a entregar dinheiro ao titular do cartão/bilhete em troca do mesmo, que na verdade se trata de documento fraudulento.  Em tais situações não dê maior atenção e procure o auxílio preferencialmente da polícia.

Os golpistas agem em bando e fazem um verdadeiro teatro às vítimas, inclusive com repartições de “papéis”.  Em Porto Velho a ação se dá da seguinte forma: uma mulher aparentemente simples e humilde se aproxima da vítima dizendo que ganhou na loteria, mas por pertencer a uma determinada denominação religiosa não pode receber o prêmio.

Durante a abordagem um terceiro elemento, também golpista, junta-se à conversação, demonstrando ser uma pessoa esclarecida, algumas vezes se apresentando, inclusive, como advogado, e oferece ajuda. Após muita conversa acabam convencendo a vítima a comprar o suposto bilhete premiado.  Na expectativa de obter vantagem econômica, muitas vezes a pessoa acaba por comprar o bilhete, havendo registros de vítima que chegou a pagar até R$ 70.000,00 (setenta mil reais).

A Polícia Civil reitera à população dinheiro não aparece de forma fácil, então é sempre bom desconfiar de qualquer eventual ganho financeiro.
Fonte: Assessoria

Pages